sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Perdas e Ganhos na vida: É necessário perder para se ganhar?



Perdas e Ganhos na vida:
É necessário perder para se ganhar?!

Em nossas vidas veremos passar os momentos anteriores que nos colocaram na parede cobrando nossa ausência de posição. São muitos os momentos em que deixamos de tomar decisões sérias, e colocamos em risco o nosso futuro.
Nossas experiências nos tornam ainda mais conscientes do ciclo de vida, e nos fazem responsáveis pelo que fazemos. Um ponto que me chamou atenção foi uma provocação filosófica que consistia em “perder para ganhar”. Certo, sofremos perdas ao longo do tempo, porém ganhamos o quê com tais perdas?
Talvez você tenha passado momentos em sua vida que não aproveitou, ou até mesmo não soube o que fazer ou falar. O grande problema é que você será convocado em algum momento para assistir os resultados, e em pequenos minutos que levarão horas, a lembrar de cada detalhe.
Perdemos oportunidades, fraquejamos, fugimos. Mas se perdemos como podemos ganhar? Ganhamos a maturidade, a eficiência e o dom de sabermos agir novamente. Perdemos a árvore, mas ganhamos a oportunidade de replantarmos a semente. Perdemos a jarra, mas ganhamos a oportunidade de ir junto as correntes de água.
Sabemos agora que são necessárias perdas para se ter ganhos. Mas o que devemos entender, é que as perdas doem. Elas corroem, nos aflige. Sua dor ofegante nos faz suplicar por voltar no tempo e corrigir nossas falhas.
O importante é saber que vamos superar, que vamos suportar. Mas tomemos cuidado! As perdas do ontem nos deram oportunidade de corrigir no hoje, mas as perdas do hoje podem quebrar a sequência, e não te dar nenhuma oportunidade no amanhã. A saída é corrigir seus erros agora!
É uma pena que este ciclo seja um repertório padrão da vida, que insiste em continuar com o mesmo roteiro. Mas quero deixar claro algo: as perdas nos trazem sempre uma lição dura a seguir. Dar valor ao que se tem!

Escrito por Matheus de Oliveira Brito
São Paulo – SP http://matheusoliveirabrito.blogspot.com.br/2012/12/perdas-e-ganhos-na-vida-e-necessario.html?spref=fb

Comentário:
Matheus, quero lhe parabenizar por estas palavras sábias, acredito ser você um jovem dinâmico e de uma visão ampla para se expressar de tal forma objetiva, simples e real. Todas as pessoas humildes que reconhecem suas falhas aprendem a serem honestos e lutarem pelos seus ideais até conseguirem chegar ao menos perto de seus sonhos. Não é prejudicando quem lhe ajudou e nem fraquejando, que damos a volta por cima, e sim saber superar e adquirir maturidade. Obrigado Matheus por estas suas palavras que tenho certeza que muitos jovens irão refletir e absorve-las com facilidade.
Marcio Rocha Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário