domingo, 25 de novembro de 2012

Governo apresenta para prefeitos programas voltados aos municípios



O Governo do Paraná colocará à disposição dos prefeitos e prefeitas eleitas uma estrutura de atendimento para que os gestores municipais que assumem em janeiro conheçam projetos e programas de cada área do Estado. O encontro será entre 28 e 30 de novembro, em Foz do Iguaçu. O objetivo é facilitar o acesso às informações sobre ações que podem contribuir para o desenvolvimento das cidades paranaenses.

O governador Beto Richa participa do encontro. Ele terá um gabinete para receber os futuros administradores municipais. “Vamos interiorizar o governo e levar ao conhecimento de todos os prefeitos presentes aquilo que o Estado está fazendo. A contribuição que podemos dar vai desde a melhoria dos equipamentos urbanos até o resgate social e geração de renda”, afirma Richa.

A iniciativa faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, uma parceria do Governo do Paraná e Sebrae-PR. O objetivo é auxiliar as novas lideranças municipais a planejar os primeiros 100 dias de governo.

Segundo o chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, a ação será a grande oportunidade para que as lideranças municipais conheçam de perto o que o Governo do Estado tem a oferecer para os municípios. “Além dos estandes destinados às equipes técnicas, teremos salas de reuniões setoriais para atender as demandas dos prefeitos”, explica.

O secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, informa que a intenção é facilitar o acesso a um conjunto de programas, dando aos novos prefeitos subsídios para eleger prioridades e formar parcerias com o Estado para a execução das ações.

Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, será um fórum privilegiado para expor os programas do Estado que têm forte impacto nos municípios. É o caso do Família Paranaense, de combate à pobreza. Iniciado em 30 municípios, o programa está em fase de expansão e passará a atender mais 100 cidades, atingindo um total de 30 mil famílias. “O encontro em Foz será um momento importante para o Estado, mas principalmente para os municípios, que poderão se inteirar melhor dos programas que o governo oferece, bem como estreitar suas relações com o secretariado”, disse a secretária Fernanda Richa.

A abertura oficial acontece na próxima quarta-feira (28), às 19h30, com a presença de Richa, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães, e do presidente do Sebrae-PR, Jeferson Nogaroli, além de outras autoridades.

DINÂMICA – Nos dias 29 e 30 de novembro, secretários estaduais e dirigentes de empresas públicas participam de palestras, painéis, oficinas e dinâmicas de grupo sobre gestão pública empreendedora, plano estratégico, políticas públicas, desenvolvimento local e o papel das micro e pequenas empresas.

Também estão previstas as presenças do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário