quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Projeto pretende instalar transporte aquaviário em Araruama, RJ


Transporte ligará o Centro da cidade ao distrito de Praia Seca.
Tempo de travessia ainda não foi calculado.


Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Araruama, RJ, um projeto que pretende facilitar o transporte no distrito de Praia Seca. A ação visa a implantação de um transporte aquaviário na lagoa, que deve ligar o Centro da cidade até o distrito e a cada ponta da lagoa. A ideia é construir terminais hidroviários nos principais pontos de embarque.
O percurso de cerca de 30Km de distância é feito por terra em até 1h de carro, no trânsito do verão. O tempo de travessia pela água ainda não foi calculado, mas estima-se que será significativamente menor que o realizado pelos ônibus. No entanto, pelo menos por enquanto, a proposta só está no papel. O projeto de implantação é foi formulado pela prefeitura.
Pela proposta do projeto, a Secretaria Municipal de Transporte e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vão coordenar e fiscalizar o funcionamento da travessia. Mas uma empresa será escolhida para prestar o serviço. Depois, se tudo for acertado, uma licitação deve ser aberta para conceder a exploração do serviço durante 10 anos.
A Marinha deverá ser a responsável pela segurança, navegabilidade, inspeções e vistorias nas embarcações. Segundo o superintendente regional do Inea, Túlio Vicente, ele ainda não foi comunicado formalmente sobre o assunto. Mas afirma que os impactos ambientais serão analisados antes da implantação do transporte.
Para sair do papel, é necessário que o próximo prefeito tenha a intenção de colocá-lo em prática. Para isso, uma reunião será marcada entre a atual administração e a que vai assumir em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário