terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Rotary Sarandi Renascer em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Sarandi – promove a Semana de Aleitamento Materno.



 Começa nesta quarta feira dia 12 de setembro a  XXI Semana Mundial de Aleitamento Materno, e VI Semana Municipal de Aleitamento Materno em Sarandi Com o tema Amamentar hoje é pensar no futuro,
Programação:
12/09
8:00 Hrs A abertura as, na camara municipal da cidade, onde haverá a apresentação do Coral da terceira Idade e será realizado uma palestra para profissionais da saúde e pastorais e com a enfermeira Patrícia da 15ª Regional de saúde.
14:00 Palestra com a Fonoaudióloga Fabíola Paula Barboza, para gestantes da pastoral da criança da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus.
13/09
Grupo de gestantes nas UBS (Unidade Básica de Saúde) de Sarandi.
14:00 Visita da Fonoaudióloga Fabíola Paula Barboza e Enfermeira Denise Romão Pereira na maternidade do Hospital Metropolitano Sarandi.
14/09
Grupo de Gestantes nas UBS (Unidade Básica de Saúde) de Sarandi.

Desde 1991, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em associação com a UNICEF e Pastoral da Criança, tem vindo a empreender um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. As recomendações da OMS relativas à amamentação são as seguintes:
¢      As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade, ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
¢      A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.
¢      As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.
O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó), pois ele contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos.
É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções tais como Alergias, Otites, Diarréia, Pneumonias, Bronquites, Meningites, Vômitos.

Vantagens do aleitamento materno para o Bebê:
Melhora o desenvolvimento mental do bebê; É mais facilmente digerido; Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo; O ato de mamar ao peito é fundamental para o desenvolvimento da musculatura orofacial da criança que posteriormente ajudará no processo da aquisição da fala, além de ajudar no alinhamento dos dentes.
Vantagens do aleitamento materno para a mãe:
Amamentar faz queimar calorias, e ajuda o útero a regressar o seu tamanho normal fazendo com que a mulher possa voltar ao mesmo peso que tinha antes; A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa.
Amamentar também é vantajoso para a família pois é mais econômico, basta multiplicar o preço de uma lata de leite em pó, pelo número de latas necessárias ao longo da vida da criança e somar o dinheiro gasto em mamadeiras.
Amamentar também é vantajoso para a família:
A amamentação é mais econômica para a família; Basta multiplicar o preço de uma lata de leite em pó, pelo número de latas necessárias ao longo da vida da criança, e somar ainda o dinheiro gasto em biberões (mamadeiras). Economia com a alimentação do recém-nascido e em consultas médicas, medicamentos, exames laboratoriais e hospitalização da criança são outras vantagens para a família.
Em caso de dúvida sobre amamentação ou qualquer outro aspecto relacionado, tais como: a posição correta para amamentar; cuidados com a mama neste período e contraindicações para a amamentação procure um profissional da saúde.

A campanha de estímulo a amamentação materna tem o apoio do ROTARY CLUB DE SARANDI RENASCER E SECRETARIA DE SAÚDE DE SARANDI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário