sábado, 18 de agosto de 2012

Professores do Paraná serão os primeiros a ter curso de combate ao tabagismo




É um trabalho de prevenção do tabagismo e outros fatores de risco com professores e estudantes                               
Os professores da rede estadual de ensino serão os agentes multiplicadores de informação no combate ao tabagismo. O Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), lançou nesta quinta-feira (16), em Curitiba, o projeto piloto do Curso de Educação a Distância do Programa Saber Saúde, do Ministério da Saúde. 

Futuramente o curso será estendido para outros estados, o que representa um grande impulso para o trabalho de prevenção do tabagismo e outros fatores de risco com professores e estudantes.
 

O curso tem como objetivo reduzir o número de enfermidades e morte causadas pelo tabagismo, com ações de prevenção à iniciação e proteção ao tabagismo passivo.
 

No Paraná, o curso é resultado da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e da Saúde. “Foram disponibilizadas 250 vagas em todo Paraná, que serão distribuídas entre os 32 Núcleos Regionais de Educação e as 22 Regionais de Saúde. O professor que participar do curso terá o papel de disseminador dos conteúdos para seus alunos”, explicou Fernanda Scaciota, diretora de Políticas Educacionais, da Educação. 

Entre os meses de setembro a novembro de 2012, professores da rede estadual de ensino participarão do Programa Saber Saúde. Ações educativas com enfoque na saúde trarão à tona discussões relevantes como os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. 

O consumo de tabaco, uso do álcool, exposição excessiva à radiação solar e alimentação inadequada serão alguns dos temas abordados no curso, que inclui ainda a indicação de leituras, links e vídeos que orientam o estudo. Após a conclusão das 60 horas, os participantes receberão certificado emitido pelo Instituto Nacional de Câncer. 

Criado pela Lei Federal no. 7.488, desde 1986, em 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que visa sensibilizar a população em geral sobre os malefícios causados pelo tabagismo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário