domingo, 8 de julho de 2012

Reunião define ações para o programa Parque Escola


Representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), Secretaria Estadual de Educação (SEED) e Instituto Federal do Paraná (IFPR) se reuniram com os gerentes das Unidades de Conservação do Estado para discutir as próximas ações do programa Parque Escola. O encontro ocorreu nessa quarta-feira (04) e atualizou o cronograma de atividades do programa. A previsão é que em agosto se iniciem as atividades com os alunos de escolas públicas estaduais.


Os assuntos abordados na reunião foram: metodologia de atendimento aos alunos nos parques, desenvolvimento de jogos educativos, material didático sobre o meio ambiente e a sua importância para a sociedade, além de atividades em trilhas interpretativas e dinâmicas. Também foi discutido no encontro a licitação para o transporte das crianças que participarem do projeto, assim como os procedimentos de segurança e adequações nas infra estruturas dos parques. 

Segundo Harvey Schlenker, coordenador do Parque Escola no IAP, este programa tem como objetivo “aumentar a sensibilidade e percepção dos alunos, assim como complementar o conhecimento dos professores sobre a importância do meio ambiente”. Para isso, o Instituto Federal do Paraná desenvolverá livros didáticos e conteúdo para Ensino à distância (EAD) para que os professores possam trabalhar o assunto com seus alunos antes e depois deles visitarem as Unidades de Conservação.

O presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato Pinto, também participou da reunião e lembrou a todos sobre a importância do programa. “Fazer com que os alunos passem pelo menos um dia nas Unidades de Conservação é uma forma de promover, além da consciência ambiental, o turismo das regiões onde moram”, afirmou.


CONTEÚDO EDUCATIVO – O conteúdo para os professores que buscam atividades educativas sobre o meio ambiente para a elaboração de aulas está disponível no site da SEMA.

Para acessar este material, clique em http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=276

Nenhum comentário:

Postar um comentário