quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vacinação contra pólio começa no dia 16 em Mandaguari


A secretaria de Saúde de Mandaguari está antecipando a divulgação da vacinação contra a Poliomielite (paralisai infantil), que será realizada no período de 16 de junho a 7 de julho. E tendo em vista a proposta do Ministério da Saúde, haverá uma única etapa de vacinação, o que torna mais importante a divulgação e a conscientização de pais de responsáveis pelas crianças de zero a quatros anos, onze meses e 29 dias. A meta em Mandaguari é vacina cerca de duas mil crianças.
         A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A secretaria lembra ainda que o chamado Dia “D” 16 de junho (sábado), quando haverá campanha nacional no horário das 8h00 às 17h00, quando a vacina estará à disposição em todas as unidades básicas, clínicas da mulher e Praça Independência.
         A vacina contra a pólio se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.
Apesar de o Brasil não ter registro de casos desde 1989, é importante manter campanhas de vacinação anuais, em duas etapas, porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que sua circulação ainda ocorre em cerca de sete nações: Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que a imunização, em todo o mundo, previna 550 mil casos da enfermidade a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário