terça-feira, 19 de junho de 2012

Secretário de Meio Ambiente recebe comitiva francesa na Rio + 20

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, receberam o vice-presidente da região de Rhône-Alpes (França), Alain Chabrolle, e comitiva no estande do Paraná na conferência Rio +20. O objetivo do encontro foi firmar uma parceria entre os estados para a troca de informações e experiências nas áreas de biodiversidade, energia e resíduos sólidos.

Chabrolle, que esteve em Curitiba em abril, para o lançamento do Programa Bioclima Paraná, lembrou que existem muitos problemas em comum à região francesa e o Paraná. “Pudemos conhecer as soluções que o Paraná propõe para problemas que nós também temos e que queremos aprender”, afirmou. 

A comitiva francesa também visitou os setores de produção de energia e de produção agrícola no Estado. Para oficializar a parceria, a equipe francesa irá redigir um documento e ambos os governos irão montar um plano de trabalho para que as experiências que deram certo em seus países possam ser implantadas. 

Para o secretário Jonel Iurk, o encontro foi um primeiro contato para se estreitar relações e experiências nas áreas em questão. 

Durante a reunião decidiu-se que as experiências serão expostas também nos encontros de governos subnacionais da organização internacional Nrg4SD, na qual ambos os estados são coordenadores do grupo de biodiversidade dos hemisférios norte e sul (respectivamente). 

Nrg4SD é a sigla do Network of Regional Governments for Sustainable Development, ao qual o Paraná faz parte. O objetivo da entidade é que os governos subnacionais (estados) tenham participação maior, em nível mundial e nacional, das estratégias, políticas, ferramentas, recursos e ações relativas ao desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário