terça-feira, 12 de junho de 2012

PETI de Sarandi comemora dia da erradicação do trabalho infantil


O Dia 12 de junho é marcado pela luta da erradicação do trabalho infantil. Em Sarandi o dia foi comemorado, com palestras, panfletagem e apresentações dos alunos que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O Programa foi implantado no Paraná há seis anos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).
   Em Sarandi o PETI foi implantado no final de 2001 e atende hoje 319 crianças, consideradas em situação de risco. A maioria delas estava fora da escola e pedia esmola nas ruas.  As crianças recebem apoio pedagógico e psicológico e desenvolvem atividades artísticas e esportivas no contra turno escolar.
   Segundo Marcos Nogueira, diretor da proteção social especial, o PETI de Sarandi tem feito um trabalho em conjunto com Conselho Tutelar na abordagem dos menores que ficam nos sinaleiros e esmolando pelas ruas. “Nós temos vários programas pra tirar essas crianças das ruas, o PETI oferece uma bolsa de R$ 45 reais para que os menores possam permanecer no programa sem prejuízo financeiro paras as famílias”.
   Para ter direito ao benefício, as crianças/adolescentes devem ser inscritos no Cadastro Único, assim como suas famílias, e ficarem afastados da situação de trabalho. Devem também freqüentar mensalmente, no mínimo, 85% das aulas e das ações sócio educativas e de convivência do PETI, por meio de atividades no contra turno escolar, que no caso de Sarandi são oficinas de Capoeira, Futsal, Futebol, Break, Violão, Dança de Rua, Atletismo, Teatro, Jazz, Coral e Bate Lata.
 Participaram do evento a Secretaria do Estado da Família e Desenvolvimento Social. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Elizangela Freitas, o Secretario de Administração Luiz Gustavo representou o Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário