quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ministro da Saúde no Congresso do Conasems


Será aberto hoje à noite, em Maceió (AL), o XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que tem como tema a "Sustentabilidade do SUS". O evento é presidido pelo presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi, secretário de Saúde de Maringá, e terá na abertura o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhado dos secretários do Ministério, que já estão participando do evento. O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, senadores e deputados federais também deverão acompanhar a abertura oficial do Congresso, ao lado de secretários de Saúde de muitos estados e milhares de municípios.
Junto com o Congresso do Conasems está sendo realizado o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência do Conasems.
A expectativa é reunir cinco mil participantes, entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS, para debater e mapear os desafios em torno da sustentabilidade do SUS, como, adesão pela população no município a um sistema de saúde regional, com acesso à atenção integral e qualificado.
Com o tema "Sustentabilidade do SUS", o Congresso já se define como um dos maiores espaços de mobilização, discussão e troca de experiências entre os participantes e tem como objetivo principal aprofundar questões sobre a política de saúde visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde - SUS.
Estão sendo realizadas oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações, painéis, e café com Ideias abordando diversos temas ligados à saúde pública e às políticas de saúde, ao Sistema Único de Saúde e principalmente, à gestão municipal de saúde.
Além dessas atividades, o Congresso contará ainda com a Feira BRASIL Aqui tem SUS, onde serão montados estandes de diversas instituições que vão expor suas experiências e mecanismos de interação com o SUS.
Aconteceu hoje pela manhã, no palácio do governo, a reunião ordinária da Comissão Intergestores tripartite, com várias pactuações, dentre elas o financiamento para cirurgias eletivas.


Maringá - Como aconteceu em nos congressos anteriores, o estande de Maringá tem sido muito visitado. Secretários municipais de Saúde, técnicos e profissionais procuram informações e materiais sobre as políticas públicas implantadas com sucesso no município, como o Maringá Saudável e projetos de atenção básica.
O secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, presidente do Congresso, tem atendido a muitos congressitas no estande, junto com a equipe da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário