quinta-feira, 7 de junho de 2012

Crianças conhecem maior indústria de biodiesel do PR



Oito escolas municipais de Marialva participam de comemoração do Dia do Meio Ambiente nesta terça e quarta-feira
 Nem o frio nem a forte neblina desta terça-feira, 05, atrapalharam os olhinhos curiosos que pela janela não deixavam escapar nada. Questionavam sobre tudo e deixavam a imaginação voar longe enquanto percorriam o trajeto de 20 minutos dentro parque industrial da BSBIOS. O passeio que reuniu cerca de 500 crianças de oito escolas municipais de Marialva e seus três distritos na maior indústria de biodiesel do Paraná faz parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente promovida pela empresa.
Durante a visita, acompanhada por um técnico de segurança e uma atriz, as crianças puderam ver cada passo do processo de produção do biodiesel, quais os benefícios de produzir uma energia renovável e limpa e quais cuidados a empresa tem para minimizar impactos ambientais e garantir a preservação do ecossistema. “Eu aprendi que biodiesel é um combustível que não polui o meio ambiente”, conta o aluno Leandro Cesar Rodrigues.
Uma das informações que mais chamou a atenção foi o fato de o biodiesel poder ser produzido a partir de gordura animal. “Tinha muitas coisas bem legais. Gostei principalmente da parte que a tia falou que dá para fazer biodiesel de gordura de boi”, conta Laura Vitória Pereira. O técnico de segurança Leandro Pardinho explica: “Ao contrário de outros combustíveis, como o diesel e a gasolina que são feitos a partir de petróleo que contém enxofre, o biodiesel é feito a partir de matérias-primas renováveis, como óleos vegetais (de soja, algodão, canola etc.) e sebo bovino que não poluem o meio ambiente”. Atualmente, devido à regulamentação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) do Governo Federal, cada litro de diesel possui 5% de biodiesel misturado em sua composição. “Foi tanta coisa interessante que não tem como falar do que eu gostei mais. Foi incrível”, resume Ítalo Luca de Castro.
Na quarta-feira (06), as comemorações continuam no Cine Teatro Sônia Maria Silvestre Lopes, onde as mesmas crianças que visitaram a BSBIOS participarão de uma peça teatral e receberão brindes especiais. O evento é realizado em parceria com a Bússula Eventos e conta com apoio da Secretaria de Educação de Marialva e da CONSEQ - Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior, responsável pela neutralização do evento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário