sexta-feira, 9 de março de 2012

UPA de Sarandi começa a receber os equipamentos


   A Unidade de Pronto Atendimento de Sarandi, (UPA) recebe os últimos retoques no acabamento antes da instalação dos equipamentos, os aparelhos de ar condicionados já foram instalados nos consultórios. A unidade será equipada com aparelho de raios-X, (que deve chegar à cidade nos próximos dias), e equipamentos de última geração. As UPAs são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento. De acordo com o Ministério da Saúde, a UPA habilitada para o Paraná é do tipo 1, com estrutura de até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia.
   As UPAs estão voltadas ao atendimento de emergência e urgência 24 horas. Quando os pacientes chegam às unidades, os médicos estabilizam o seu quadro, definem o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhá-los a um hospital. As unidades também estão integradas à rede básica e ao Programa Saúde da Família (PSF).
   A Unidade está sendo construída com recursos do Governo Federal, R$ 1,4 milhões. O custeio mensal da obra é feito pela prefeitura e pelo estado. A estrutura do prédio é de 948 metros quadrados.  Quando a UPA começar a funcionar, o Ministério da Saúde destinará R$ 100 mil por mês para o seu custeio.
   Segundo o Prefeito Carlos Alberto de Paula, os funcionários que vão prestar atendimento na UPA, receberão treinamento diferenciado. Alem dos médicos do Programa Saúde da Família que foram contratados no último concurso, o município vai aumentar gradativamente o quadro de profissionais. O Pronto Socorro antigo será desativado, o local vai receber uma reforma para abrigar a Secretaria de Saúde do Município.

Um comentário:

  1. Parabens ao carlos depaula...hoje em seu programa na radio banda um geraldo irineu falou o nome dele pelo ao mmenos umas quarenta vezes...assim noao tem pra ninguem...

    ResponderExcluir