quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Festa da Folia de Reis vai reunir a comunidade no Conjunto Requião em Maringá

A tradicional festa de Folia de Reis vai reunir a comunidade no próximo dia 14, às 17 horas, no salão da Capela Nossa Senhora Aparecida (avenida Guaiapó, em frente a Escola Municipal Machado de Assis, Conjunto Requião). A festa, comandada pela Companhia de Reis Unidos com Fé, em parceria com a Secretaria de Cultura de Maringá, marca o encerramento das comemorações do Natal, com a chegada da Bandeira dos Três Reis Santos. Todos os anos a companhia encerra a tradição de visitas domiciliares e promove uma grande festa popular, com reza, cantoria e jantar embalados por música ao vivo.
A secretária de Cultura, Flor Duarte, explica que todos os anos a Prefeitura promove a festa para a comunidade. “A Folia de Reis faz parte da cultura do nosso país. Sempre reunimos as famílias para festejar, levando a mensagem do Menino Jesus, Maria e dos três Reis Magos do Oriente e permitindo que essa cultura seja passada de geração em geração”, explica.
A Folia de Reis é uma festa popular de caráter religioso e cultural, tradicionalmente realizada entre o Natal e o dia 6 de janeiro. Grupos religiosos de cantores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas entoando cânticos que relembram a viagem dos três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – para dar as boas vindas ao menino Jesus recém-nascido.
Em Maringá, a Companhia de Reis Unidos com Fé é quem não deixa essa tradição morrer. Fundada em março de 1990 e hoje reconhecida como a melhor do Norte do Paraná, tendo conquistado vários prêmios, atualmente, é presidida por Gabriel Arcanjo Viana. Atualmente, é presidida por Gabriel Arcanjo Viana, de 73 anos. A chegada da Folia de Reis recebe anualmente um público de mais de mil pessoas.

Serviço
Informações na Secretaria de Cultura, pelo telefone (44) 3218-6100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário