sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Saúde e Semusp promovem III Encontro de Produtores das Hortas Comunitárias em Maringá

As secretarias de Saúde e de Serviços Públicos realizam neste domingo (20) o III Encontro de Produtores das Hortas Comunitárias, reunindo mais de 300 pessoas envolvidas na produção das hortas dos bairros Itatiaia, Guaiapó, Tuiuti, Oásis, Branca Vieira, Vila Esperança, Jardim Palmeiras, Ney Braga, Floriano, Iguatemi, Rebouças e Léa Leal. Durante o evento será realizada uma edição do Espaço Saúde, com atendimento aos participantes. 
   A programação deste III Encontro tem palestras sobre Principais doenças transmitidas por hortaliças; Higienização de hortaliças; Experiências exitosas em AUP – Agricultura Urbana e Periurbana; e Produção agroecológica. O encontro começa às 13 horas, no Recinto de Leilões do Parque de Exposições.
   Após as palestras os produtores participarão do Espaço Saúde, evento que visa à prevenção de doenças e a promoção da saúde, com atividades de aferição de pressão arterial, testagem de glicemia capilar, avaliação fonoaudiológica, orientação sobre prevenção de álcool e drogas, orientação nutricional, orientação sobre dengue, orientação sobre defensivos agrícolas naturais, orientação e distribuição de mudas de plantas medicinais.
  O evento conta com a participação de voluntários do Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (IBSP), alunos do cursos de técnico de enfermagem da escola Centro Educacional Maringá (CEM), e alunos do curso de Farmácia e Bioquímica da UEM. O encontro é uma parceria das secretarias de Saúde e Serviços Públicos, CERAUP – Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da UEM.
  O projeto de Hortas Comunitárias de Maringá envolve mais de 500 famílias, beneficiando milhares de pessoas que compram o excedente de produção. Atualmente as Hortas Comunitárias de Maringá produzem 180 toneladas por ano e toda produção é orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário