segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Paraná perde R$ 200 milhões de emendas parlamentares por ano, diz senador Sérgio Souza

Durante o Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, realizado em Curitiba, nesta segunda-feira (17), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) enfatizou a necessidade de a bancada paranaense se articular para viabilizar mais recursos da União para o Estado. Segundo o senador, o Paraná vem perdendo mais da metade das emendas apresentadas. “Fiz um estudo das emendas apresentadas nos últimos quatro anos (2007-2010) e menos da metade do valor foi empenhado. Ou seja, o Estado perdeu mais de 50% de tudo que foi alocado dentro do Orçamento da União, algo em torno de R$ 200 milhões por ano”, disse.
De acordo com Sérgio Souza, isso acontece porque as emendas são ações individualizadas. Mas garantiu que, “se pudermos nos unir, nos desprendendo dos interesses individuais em prol do nosso Estado, podemos, sim, conquistar ainda mais pelo nosso Paraná. Sendo uma iniciativa da bancada, de interesse de todo Paraná, todos brigarão pelo mesmo resultado.”
O senador participou do fórum junto com a bancada paranaense do Congresso Nacional, representantes do Governo do Estado e entidades representativas do Paraná. Em seu pronunciamento, Sérgio Souza destacou que uma das prioridades da bancada deve ser a viabilização de recursos dentro do Plano Plurianual da União para a elaboração de projetos. “O projeto é o primeiro passo para que possamos executar obras importantes para o Estado. Não é viável colocarmos recursos para construção de uma rodovia, por exemplo, se não prevermos o projeto”, frisou.
Sérgio Souza enalteceu todas as lideranças empresariais, sociais e políticas que estão à frente deste fórum, fazendo a discussão permanente dos problemas do Estado. “O Paraná dá um passo à frente porque está organizado e com ideias consolidadas. Esta iniciativa é importante principalmente neste momento de em que o país vive um período de crescimento. Este fórum se desprende das questões suprapartidárias e assume a responsabilidade com o desenvolvimento social e econômico do nosso estado, país e nossa população.”
O Fórum foi lançado em 2005, com o propósito de discutir e apresentar um plano estratégico integrado para o desenvolvimento do estado. Estruturado com um Conselho Gestor, formado pelos presidentes de 16 entidades representativas, e com um Comitê Executivo do qual fazem parte representantes destas entidades, o Fórum Permanente busca soluções e caminhos inovadores para o Paraná. As discussões envolveram mais de 5 mil lideranças de todas as regiões do Estado e das mais representativas áreas de atuação.
Assessoria de Comunicação Social
Senador Sérgio Souza (PMDB-PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário