terça-feira, 11 de outubro de 2011

Marialva lança projeto pioneiro no Norte do Paraná


CTC será inaugurado na próxima sexta-feira. Diversas autoridades deverão estar presentes

Na próxima sexta-feira (14), às 9h, o Governo Municipal de Marialva estará inaugurando o Centro de Triagem e Compostagem (CTC), localizado na Rodovia Luiz Carlos Mascente – Estrada Marialva km 08. A obra será sede do Projeto PROGREDIR (Programa de Geração de Renda, Desenvolvimento Integrado e Reciclagem). Diversas autoridades deverão estar presentes.

A nova estrutura conta com aproximadamente 1.100m2 de área construída, compreendendo setor administrativo, refeitório, sanitários, baias de compostagem e o barracão de triagem. As edificações têm apelo voltado à preservação ambiental, como, por exemplo, a cobertura com telhas ecológicas e fossa séptica biodisgestora.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdinei Cazelato, Marialva produz cerca de 15 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos. “Quando atingirmos o pleno funcionamento do Centro de Triagem e Compostagem, apenas 15% do total coletado irá para o aterro sanitário. O nosso projeto é o primeiro implantado na região”, frisa Valdinei.

A ACLIMAR (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Marialva), será responsável pela operação do CTC, que terá a capacidade de agregar mais de 50 pessoas.

“Com a implantação completa do projeto, todo o lixo produzido pelos moradores passará por um processo de triagem onde os materiais recicláveis serão segregados e enfardados, já o material orgânico passará pelo processo de compostagem, resultando em rico composto orgânico, gerando emprego e renda para diversas famílias da cidade”, disse o Prefeito Deca.

Com a implantação do PROGREDIR o município de Marialva colherá melhorias significativas nos âmbitos social, ambiental e econômico, melhorando a qualidade de vida dos membros da associação (ACLIMAR), diminuindo o impacto no aterro sanitário e aumento de sua vida útil, reduzindo à níveis insignificantes o envio de resíduos recicláveis ao aterro, agregando valor econômico ao resíduo sólido urbano, gerando uma nova atividade econômica com a compostagem. Além disso, o município fica em conformidade com A Política Nacional de Resíduos, onde a reciclagem e a compostagem são itens considerados obrigatórios no tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

Maiores informações: (44) 3232 8354

Um comentário:

  1. Sarandi ganhou nesta semana um novo veículo de comunicação , para beneficiar a população há acompanhar os acontecimento da cidade e região.
    Em versão BETA o ( PORTAL SARANDIENSE ) vai destaques os assuntos regionais:
    EMPREGOS.
    ESPORTE.
    PROMOÇÕES DO COMÉRCIO.
    PAGINA DE CLASSIFICADOS,carros,eletrônicos,etc...
    EVENTOS.
    PODCAST,notícias em Áudio para Download toda semana.
    GUIA Gourmet,pontos de restaurantes e Lanchonetes do município.
    News policiais e Política.
    Twitter: @sarandi_online
    e-mail: contato@portalsarandiense.com

    ResponderExcluir