quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Idosos e deficientes terão transporte gratuito na área interna no Dia de Finados em Maringá


 Na próxima quarta-feira, Dia de Finados, a administração do Cemitério Municipal de Maringá vai oferecer transporte interno gratuito para idosos e pessoas portadoras de deficiência.
    A medida visa facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção até as sepulturas e a capela ecumênica, onde haverá celebrações de missas e cultos religiosos. No transporte serão utilizadas vans e até um micro-ônibus.
    Para o Dia de Finados há previsão de que aproximadamente 300 mil pessoas visitem as 25 mil sepulturas. Agentes da Guarda Municipal, além de um destacamento da Polícia Militar e agentes da Secretaria de Transportes vão garantir a segurança dos visitantes e controlar o tráfego de veículos nas imediações do Cemitério, que estará aberto para visitação no período das 7 horas da manhã até as 7h da noite.
    O comércio ambulante nas proximidades do Cemitério só poderá ocorrer nos dias 1º e 2 de novembro e apenas em locais permitidos pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.
   De acordo com o Decreto nº 1256/2009, que disciplina o comércio ambulante nas áreas públicas adjacentes, não será permitido o comércio ambulante em frente à Praça Elevada e na área interna.
   Os espaços públicos liberados para o comércio ambulante são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – ao lado do Cemitério; a Rua Vereador Primo Monteschio – no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos – e toda a extensão da Rua Mem de Sá.
    Para facilitar o acesso de pedestres deverá ser respeitado o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3.
    O recolhimento de materiais recicláveis – borra de velas derretidas, por exemplo – somente será permitido após o encerramento do expediente nos dias 1º e 2 de novembro, depois das 19 horas.
   Por orientação da Vigilância Sanitária não será permitida a entrada de vasos envoltos em embalagem plástica. As embalagens deverão ser retiradas para evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue.
Prazo para obras
    O prazo para a realização de obras e serviços particulares de reforma, revestimento, pintura ou duplagem de túmulos vai até o próximo sábado, dia 29.
   Já os serviços de limpeza, polimento, colocação de placas, fotos, inscrições, vasos e tampões de granito ou mármore poderão ser executados até segunda-feira, dia 31.
   No dia 1º de novembro, só as equipes da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos terão acesso para trabalhar na área interna do Cemitério.
    As famílias que queiram localizar túmulos ou acessar o arquivo de registro de pessoas falecidas podem procurar pela administração do Cemitério ou dispor do site www.maringa.pr.gov.br e abrir a página de Serviços OnLine na sessão Cemitério.

 
Horários de missas e cultos no Cemitério Municipal
Dia 2 de novembro de 2011 – Finados
01 - 08h00 – Padre Geraldo
02 - 09h00 – Paróquia Menino Jesus de Praga São Francisco Xavier
03 - 10h00 – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe
04 - 11h00 – Paróquia Santa Joaquina de Vedruna
05 - 12h00 – Paróquia Pessoal para Japoneses/São Francisco Xavier
06 - 13h00 – Igreja Adventista
07 - 14h00 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida
08 - 15h00 – Paróquia Santa Rita de Cássia
09 - 16h00 – Catedral Nossa Senhora da Glória
10 - 17h00 – Paróquia São Silvestre I
 

Mais informações: 3261-5511 (Secretaria de Serviços Públicos) / 3901-1769 (Cemitério Municipal)
Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário