sexta-feira, 7 de outubro de 2011

28ª Festa das Nações em Maringá terá início nesta sexta-feira (7) com novidades

A tradicional Festa dos Estados e das Nações, que está na 28ª edição este ano, terá início nesta sexta-feira (7) e vai até 16 de outubro, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (praça da Prefeitura). A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e representantes das entidades que coordenam as barracas estão finalizando os preparativos para a organização da festa e garantem novidades para este ano.


A Festa dos Estados e das Nações, uma das mais importantes festas gastronômicas da cidade, é uma promoção da Prefeitura de Maringá, por meio da Sasc e a realização fica por conta das entidades assistencias participantes. Toda a renda arrecadada será revertida para as próprias entidades, que precisam deste fundo para desenvolverem projetos sociais.
O evento deste ano vai contar com a participação de 19 entidades que mantêm as barracas gastronômicas, com a participação dos artesãos de Maringá na feira de produtos e com apresentações de grupos musicais e culturais do município durante todos os dias. Mais de 500 voluntários vão participar da festa.
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, afirma que a expectativa é que o movimento e a arrecadação aumentem nesta edição. “A população de Maringá é solidária e costuma participar e contribuir com essas ações. A festa por si só já costuma atrair milhares de pessoas. Este ano, com ainda mais atrativos, esperamos receber mais visitantes e consequentemente aumentar a arrecadação”, destaca.

Para garantir o movimento, o secretário explicou que serão colocadas em prática as mesmas estratégias utilizadas na última edição da Festa da Canção, realizada em abril deste ano. “Conseguimos aumentar o faturamento da última Festa da Canção em 30%, comparando com a do ano passado, sem aumentar o valor de venda dos produtos. Fizemos uma parceria com a Secretaria de Cultura para garantir mais atrativos para o público e aumentamos a divulgação. Esperamos que esta Festa das Nações também seja recorde de público e de faturamento, se consolidando como a festa do voluntariado de Maringá”, ressaltou.

Show Teatro Musical
O grande diferencial da programação cultural desta edição da Festa das Nações será o Show Teatro Musical, com apresentações temáticas todos os dias, tendo como tema as etnias portuguesa, japonesa, africana, ucraniana e peruana. Para essas apresentações, o palco será montado na praça em um local mais próximo das barracas. A intenção é que as pessoas assistam às apresentações antes de comer e que durante o jantar contemplem a música ambiente.
Segundo a secretária de Cultura, Flor Duarte, o objetivo é fortalecer o evento. “Programamos atividades culturais diferenciadas, com teatro, dança, música e artes visuais, para aumentar os atrativos e garantir a participação de ainda mais pessoas para contribuir com as entidades assistenciais. O Show Teatro Musical foi um sucesso na última Festa da Canção que com certeza vai se repetir agora”, finaliza.

Entidades participantes - Barracas
CIAGYM - Barraca Brasileira – Espetinhos
ANPACIM - Barraca Portuguesa – Bacalhau
ANPR – Barraca Cabocla – Picanha
APAE - Barraca Italiana – Massas
MAREV - Barraca do Pastelão – Pastel Italiano
GRUPO ESPÍRITA ALAN KARDEC - Barraca Paulista – Carneiro no Tacho
CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO XAVIER -Barraca Chinesa – ComidaChinesa
AMA – ASS. MARINGAENSE DOS AUTISTAS – Barraca Árabe – Comida Árabe
CASA BEZERRA DE MENEZES – Barraca Inglesa – Batata Recheada
AMAI -CASA LAR TALITA – Barraca Maringaense – Comida Vegetariana
LAR ESCOLA BOM SAMARITANO – Barraca Alemã – Isbein com Chucrute
AÇÃO SOCIAL SANTA RITA DE CASSIA – Barraca do Pastel – Pastel
RECANTO ESPÍRITA SOMOS TODOS IRMÃOS – Barraca Mineira – ComidaMineira
ROUPEIRO SANTA RITA DE CASSIA – Barraca Baiana -Comida Baiana
S.O.S SERVIÇOS SOCIAIS – Barraca Carioca – Piapara na Grelha
ASSOCIAÇÃO ÁGUA VIVA – Barraca Alagoana – Escondidinho
WAJUN-KAY – Barraca Japonesa – Comida Japonesa
AMADEVI -Barraca Catarinense - Sorvetes
ALBERGUE SANTA LUIZA DE MARILAC – Barraca Americana – Cachorro Quente

Programação Cultural
07/10/2011 - 21: 30
Portuguesa
08/10/2011 - 21:30
Portuguesa
09/10/2011 - 21:30
Japonesa
10/10/2011 - 21:30
Japonesa
11/10/2011 - 21:30
Afro
12/10/2011 - 21:30
Afro
13/10/2011 - 21:30
Ucraniana
14/10/2011 - 21:30
Ucraniana
15/10/2011 - 21:30
Peruana
16/10/2011 - 21:30
Peruana

Nenhum comentário:

Postar um comentário