quarta-feira, 7 de setembro de 2011

I Semana Ambiental de Marialva têm início na quinta-feira (08)



Projeto recebe apoio do Governo Municipal. Entrada é franca
Assim como nosso corpo quando por disfunção de algo, reage com alguma dor, o planeta tem dado sinais que as coisas estão fora do normal. Tremores em regiões que nunca haviam tido, catástrofes ambientais como o Tsunami no Japão e muitos outros fenômenos, são sinais de que o Planeta está sofrendo e precisamos tomar uma atitude para que isso mude.
O Colégio Estadual Juracy Rachel Saldanha Rocha desenvolveu alguns projetos relacionados a preocupação ambiental, a fim de dar alguns passos em relação as mudanças que precisam acontecer para salvar o Planeta. Os alunos do 4ºA, 3ºA e 1ºB Integrado do curso técnico em Administração desenvolveram um trabalho relacionado a três vertentes em relação a reciclagem.
Os alunos do 4ºA desenvolveram um trabalho focado na preocupação com o descarte do óleo de cozinha, no qual fizeram um processo de conscientização com a comunidade próxima do colégio, passando em um dia para informar sobre os problemas que o descarte indevido do óleo de cozinha pode causar no meio ambiente.
Os alunos do 3ºA participaram de uma visita técnica na ACLIMAR – Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Marialva, onde é feito a coleta seletiva do município. Lá eles puderam conhecer o processo de coleta, como é feita a seleção do lixo, e a importância de fazer a separação quando os moradores colocam o lixo na frente de suas residências.
Já os alunos do 1ºB buscaram conhecer mais sobre o tema da reciclagem do lixo eletrônico, montando um trabalho de pesquisa e discussão em sala sobre o assunto.
Como para as três turmas só a conscientização entre eles seria algo muito restrito, com o apoio do professor e coordenador do projeto Fábio Paixão, criou-se a idéia de ampliar as atividades trazendo profissionais para palestrar sobre os assuntos abordados pelos alunos. Esta idéia foi de encontro com a proposta da Pastoral da Educação de Marialva, e assim criamos a “I Semana Ambiental de Marialva”, que terá a primeira parte acontecendo nos dias 08 e 09 de setembro de 2011, no Cine teatro Sônia Maria Silvestre Lopes, ás 19h30min. O evento trará uma peça feita pelos alunos do colégio no dia 08/09 e uma palestra sobre a reciclagem do lixo eletrônico, e no dia 09/09 uma palestra sobre a coleta seletiva e outra sobre o descarte do óleo de cozinha.
De acordo com o Professor Fábio Paixão, “os alunos acreditam alcançar um número maior de pessoas, buscando levar maiores informações sobre temas que fazem parte do dia a dia dos moradores da nossa cidade, reforçando que para mudar, ou melhor, para salvarmos o nosso planeta precisamos dar os primeiros passos, precisamos ter em mente que a preocupação ambiental começa em casa, começa aqui, começa agora”, disse.
Agenda
I Semana Ambiental de Marialva
Dias 08 e 09 de setembro – quinta e sexta-feira
Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes
·        08/09
19:30 horas - Teatro: O JulgaMente (Colégio Saldanha Rocha)
20:00 horas  - Palestra: Reciclagem do lixo eletrônico com a Palestrante Maria Antonia Barros Freire Silva
·        09/09
19:30 horas -  Palestra: A importância da coleta seletiva, com a Palestrante Fabiana Maestá dos Santos
20:30 horas – Intervalo com apresentação artística
20:45 horas – Palestra: A importância da reciclagem do óleo de cozinha, com o Palestrante Edimilson, da empresa Pronto Óleo
Maiores informações: (44) 9800 1814.

Nenhum comentário:

Postar um comentário