quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Paraná receberá sete novos câmpus do Instituto Federal



IFs também poderão criar unidades descentralizadas nos Territórios da Cidadania

No contexto da terceira fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica  e Tecnológica, a presidenta Dilma Roussef anunciou, na manhã desta terça-feira (16), a criação de mais sete câmpus para o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Receberão as novas unidades os municípios de Pitanga, Cascavel, União da Vitória, Capanema, Pinhais, Colombo e Jaguariaíva. A consolidação das novas unidades está prevista para ocorrer nos próximos três anos. 

Cada uma dessas prefeituras têm 150 dias para comprovar que está apta a receber o câmpus, informando as contrapartidas necessárias, que incluem, entre outros itens, a transmissão da posse de terreno de, pelo menos, 60 mil m². Caso os requisitos mínimos não sejam apresentados, os recursos  para a criação do(s) câmpus serão repassados a outros municípios. 

Cada uma das novas unidades receberá do Ministério da Educação (MEC) a estrutura mínima para o seu funcionamento: 60 professores, 45 técnicos administrativos e os recursos necessários para a implantação, cargos e funções. 

“A expectativa é a de que até 2014 tenhamos, no total, 20 câmpus funcionando com toda a capacidade”, afirma o reitor do IFPR, Irineu Colombo. 

Unidades Descentralizadas
Os institutos federais poderão ainda criar unidades descentralizadas, localizadas nos territórios da cidadania. Cada unidade terá em torno de 20 professores e cinco técnicos administrativos e ofertará, prioritariamente, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são voltados à capacitação profissional; cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD) e cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio, modalidade pela qual os alunos recebem formação profissional no contraturno escolar. 

No Paraná, o primeiro território a ser contemplado com uma unidade descentralizada será o da região da Cantuquiriguaçu, que reúne 20 municípios do Médio Centro Oeste do Paraná. 

Expansão dos institutos e universidades federais
A expansão anunciada nesta terça-feira prevê a implantação de 120 unidades dos institutos federais até 2014. Outros 88 câmpus, já em construção, deverão ser entregues até o final de 2011, totalizando 208 novas unidades nos próximos três anos. 

Também nesta terça, foi anunciada a criação de mais quatro universidades federais e 47 câmpus universitários. Duas dessas novas universidades serão no estado da Bahia; uma no Ceará e outra no Pará. 

Painel Público
No site do Ministério da Educação foi criado um espaço que reúne diversas informações sobre a expansão dos institutos e universidades federais. O painel público pode ser acessado pelo  linkhttp://portal.mec.gov.br/expansao/   

Mais informações
Instituto Federal do Paraná (IFPR). Assessoria de Comunicação. Erik Feitosa ou Juliana B. Motta. Rua João Negrão, 1285, Rebouças. Curitiba-PR. (41) 3535-1609comunicacao@ifpr.edu.brjuliana.motta@ifpr.edu.br | erik.feitosa@ifpr.edu.br | www.ifpr.edu.br | @ifpr_reitoria |

Nenhum comentário:

Postar um comentário