quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Convênio garante atendimento de Fisioterapia a mais de 70 idosos em Maringá

Um convênio firmado entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a Faculdade Uningá vai garantir o atendimento a mais de 70 idosos do Condomínio do Idoso, Casa Lar Benedito Franchini e Condomínio Morada do Sol. O convênio foi firmado nesta terça-feira (9), no Condomínio do Idoso, que recebeu também a primeira atividade desenvolvida por acadêmicos do curso de Fisioterapia.
Convênio garante atendimento de Fisioterapia a mais de 70 idosos
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, destacou a importância do convênio da promoção da saúde. “Esse convênio foi firmado pensando na qualidade de vida dos idosos. Mais atividades e mais alegria previnem a depressão e as demais doenças. Nessa parceria todos sairão ganhando. Os acadêmicos vão adquirir experiência no currículo e experiências de vida”, disse.
O diretor de Ensino da Uningá, Ney Stival, agradeceu a oportunidade de poder colaborar com o projeto. “Estou assustado porque pensei que fosse encontrar gente idosa por aqui, mas me deparei com pessoas muito saudáveis que estão na melhor idade. Esse convênio será um trabalho gratuito muito sério e feito com amor. Espero que possamos colaborar ainda mais com a Prefeitura em outros convênios”, afirmou.
A professora do curso de Fisioterapia, Simone Fernandes, contou que todos os idosos serão atendidos individualmente. “Primeiro vamos fazer uma avaliação com cada um para identificar o que pode ser trabalhado. Nosso projeto prevê atendimento na área de geriatria, com preveção de quedas, manutenção das capacidades funcionais, prevenção de dores, tratamento de problemas posturais e socialização”, explicou.
A aposentada Maria Pereira Camargo, moradora do Condomínio do Idoso, foi a primeira a passar pela avaliação da equipe de fisioterapeutas e ficou contente em saber que contará com mais esse benefício. “Tenho um problema no joelho e também um pouco de dor nas costas. Meu médico já disse que preciso fazer alongamento e exercícios para os braços. Eu não fazia isso sozinha, mas agora, com ajuda desses alunos vai ficar bem mais fácil”, ressaltou.
A gerente de Proteção Social e Especial da Sasc, Greziela Frediani, a coordenadora da Casa Lar, Brandali de Fátima Spaki, assistentes sociais, educadores sociais e a terapeuta ocupacional da Sasc acompanharam a assinatura do convênio.
O atendimento no Condomínio do Idoso será toda terça e quinta-feira, das 13h30 às 17h30. Na Casa Lar Benedito Franchini será às quartas e sextas-feiras, das 15 às 17 horas e no Morada do Sol todas as segundas e sextas-feiras, das 13h30 às 15h30. Os frequentadores desses três locais já contam com atendimento de acadêmicos de Educação Física, que promovem atividades como ginástica, alongamento e fortalecimento da musculatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário