terça-feira, 12 de julho de 2011

Sotaques do Fole se apresenta em Marialva neste sábado

A sonoridade do fole gaúcho chega a Marialva. O grupo Sotaques do Fole composto pelos músicos do Rio Grande do Sul, Gilberto Monteiro, Eduardo Canteiro e Fernando Gorrie trazem a música das tradições gaúchas no projeto Sonora Brasil, promovido pelo Serviço Social do Comercio (SESC).

Monteiro apresentará ao público Marialva, a gaita-ponto – também conhecida como gaita de duas conversas ou acordeona de oito baixos. Este instrumento funciona pelo sistema chamado de "voz trocada", pois cada botão produz dois sons distintos, dependendo da direção do movimento do fole.

O evento acontece no próximo sábado, 16 de julho, a partir das 20:00 horas, na Casa da Cultura Hélio Depieri, que localiza-se à Rua Formosa, 1215.

O instrumentista e compositor Gilberto Monteiro, autor de "Milonga para as Missões", é um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul. O repertório do trio é composto por vaneras e vanerões, chamamés, chamarritas, contra-passos, xotes, bugios, milongas e rancheiras.

Sonora Brasil

O SESC desenvolve há 14 anos, o projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais e apresenta programações que buscam o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Trata-se do maior projeto de circulação musical do país e, em 2011, serão 420 concertos, em 110 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. Com isso, o SESC possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, contribuindo de forma significativa para a formação de plateias.
 
Serviço

Sonora Brasil - edição Marialva
Data: 16/07
Horário: 20 horas
Local: Casa da Cultura Hélio Depieri – Rua Formosa, 1215

Nenhum comentário:

Postar um comentário