quarta-feira, 8 de junho de 2011



12 DE JUNHO
DIA MUNDIAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Sarandi – Paraná
C O N V I T E

A Associação Novo Amanhã, entidade não-governamental que atua na promoção dos direitos inerentes à criança e ao adolescente, observando o princípio estatutário, dentre os direitos fundamentais, “Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho” estará realizando atividade em alusão ao dia mundial de combate à exploração do trabalho infantil.

Data: 12 DE JUNHO DE 2011

Horário: 09:00 HORAS

Local: CASA DA CULTURA IRMÃ MARIA ANTONA

Desafio: “TENTE, INVENTE, FAÇA UMA APRESENTAÇÃO DIFERENTE”

Participantes:

- Projeto Aprendiz / UEM

- Projeto Aprendiz / SENAI

- Projeto Aprendiz / CIODONTO

- Projeto OPA (Orçamento participativo adolescente)



“Juntos Construindo Uma Nova História”
- A peculiaridade das crianças e dos adolescentes no que tange o seu caráter formativo exige que projetos de promoção de cidadania aos jovens tenham dimensão pedagógica, com a finalidade de formar cidadãos críticos, conscientes politicamente e, acima de tudo, protagonistas.
- A palavra protagonismo significa “O PRIMEIRO”, o principal lutador (proto+agos), diz respeito a pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar em um acontecimento. O protagonismo pressupõe a criação de espaços e de mecanismos de escuta e participação. Para isso, é preciso conceber os adolescentes como fontes, e não simplesmente como receptores ou porta-vozes daquilo que os adultos dizem ou fazem com relação aos adolescentes. Contudo, não são meros espaços de sistematização de intenções e realização de desejos. É antes de qualquer coisa, um processo formativo.
- É necessário destacar as questões que atingem mais duramente os jovens brasileiros, na busca da montagem de ações que orientem a construção de projetos de promoção do protagonismo juvenil, de fato e de direito, em sua práxis, e, não apenas na teorização. Não há como ser protagonista numa sociedade que negue seus direitos, na qual as condições de sobrevivência e autonomia são extremamente limitadas.
- Assim, é uma experiência que procura educar e ensinar os nossos adolescentes, no entanto se trata de uma interação que auxilia a todos, uma vez que acaba também educando e ensinando os adultos.


Realização:
ASSOCIAÇÃO NOVO AMANHÃ
SARANDI – PARANÁ

CNPJ: 11.448.245/0001-00

Entidade Filiada ao Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA-PR) – Registro n. 011/2009
Associação
Novo amanhã
Sarandi – PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário