segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mandaguari prepara vacinação contra a Poliomielite


A Secretaria de Saúde de Mandaguari, por intermédio do setor de Epidemiologia, já está se preparando para a campanha de vacinação contra a Poliomielite. O slogan deste ano é “Siga o Zpe Gotinha e proteja a saúde das crianças”. A largada será dada na próxima segunda-feira (13) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas duas clínicas da mulher (centro e Conjunto Tancredo Neves), se estendendo por toda semana, das 7h30 às 17h00.
         O Dia “D” será no dia 18 (sábado), quando a vacinação será feita durante todo o dia nas UBS, clínicas da mulher, praças Independência e Bom Pastor e no Supermercado Cidade Canção. A meta é vacinar 95% das cerca de duas mil crianças com idade em zero e menos de cinco anos.
Os últimos casos de poliomielite nas Américas ocorreram no Brasil em 1989 e no Peru em 1991. Atualmente, ainda há circulação de poliovírus em alguns países da África e Sudeste Asiático. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2007 foram confirmados 1.315 casos de poliomielite. Destes 1.208 (92,0%), estão concentrados em países considerados endêmicos, destacando-se: Índia, Nigéria, Paquistão e Afeganistão. Vale ressaltar que neste ano de 2008, está ocorrendo um surto de poliovírus selvagem tipo 1 na Nigéria, com o número de casos  no período de janeiro a outubro/2008, cinco vezes maior do que o número de casos nesse mesmo período, no ano de 2007.
A DOENÇA - A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário