quarta-feira, 15 de junho de 2011

Governo Municipal de Marialva lança Campanha de Prevenção às drogas


Trabalho será desenvolvido numa parceria das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura, e Serviço de Atenção à Infância e a Juventude (SAIJ)

O consumo de vários tipos de drogas tornou-se preocupação da sociedade em geral, pois as conseqüências deste consumo – violência, acidentes, problemas de saúde e familiares – são observadas em várias esferas, tais como social, judiciária, saúde e educação, entre outros. No sentido de enfrentar estes problemas, políticas Públicas nestas áreas vêm sendo debatidas e implantadas.

Em menção ao Dia internacional de Combate às Drogas – 26 de junho, o Governo Municipal de Marialva realizará uma campanha de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, com ações nos diversos setores do município.

Entre essas ações será realizado o I Fórum Municipal Sobre Álcool e outras drogas, com o objetivo de debater e estabelecer ações à respeito dos problemas ocasionados pelo uso do álcool e outras drogas.

“Vamos mobilizar o máximo de pessoas do município, no sentido de empunharmos a bandeira da paz, do amor, da saúde e de uma vida longe do álcool e das drogas. Contamos com a colaboração de toda a sociedade”, disse o Prefeito Deca.

Programação do I Fórum Municipal sobre álcool e outras drogas

  • 08 horas – Credenciamento
  • 09 horas – Abertura e Apresentação Cultural
  • 10 horas – Palestra: Panorama das políticas públicas e ações sobre álcool e outras drogas na área da saúde – com Carina Furlaneto Frazatto – Coordenora do CAPS de Marialva; e Nadia Ferro – Enfermeira do CAPS de Marialva
  • 13:30 horas – Apresentação Cultural
  • 13:45 horas – Relato da experiência do COMAD de Maringá
  • 14:30 horas – Leitura, discussão e aprovação da “Carta de Marialva”
  • 16:00 horas – Encerramento e assinaturas

Demais Atividades da Campanha

  • Secretaria de Saúde

-Atividades realizadas nos dias 20 e 21/06/2011 junto às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município, com aplicação do teste “AUDIT” aos usuários das unidades, para identificação de problemas relacionados ao uso de álcool, sendo desempenhadas pelas Psicólogas da Atenção Básica.
-O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – realizará exposição de um vídeo referente à temática de uso de álcool e outras drogas, juntamente com a proposta de orientação e sensibilização aos usuários do serviço nos dias 20 e 21/06/2011.
-O Programa de Especificidades Regionais realizará palestras nos distritos nos dias 20 e 21/06/2011.

  • Secretaria de Assistência Social

-Dias 10 e 17/06/2011: Trabalhar temas referentes às drogas com os adolescentes do Projeto Espaço Jovem, através de fornecimento de informações, discussões, dinâmicas de grupo e filme.
-Dia 21/06/2011: Grupo socioeducativo com adolescentes do Programa Liberdade-cidadã, às 17:00 horas, no Centro Social Urbano (CSU).
-Dia 29/06/2011: Reunião pra abordar o tema com os pais dos adolescentes do Programa Liberdade-Cidadã e do Projeto Espaço Jovem, às 19:30 horas, no Centro Social Urbano (CSU).
-Nos grupos de Terapia Comunitária Familiar serão desenvolvidas atividades a partir de dois eixos:
1º) socioeducativo: contando com informações através material impresso.
2º) terapêutico: criação de um espaço no qual os participantes possam tirar suas dúvidas e compartilhar vivências sobre o assunto.
-O Cras – Centro de Referência de Assistência Social – estará desenvolvendo nos grupos socioeducativos informações sobre a Campanha Municipal de Prevenção às drogas.

  • Secretaria de Educação e Cultura

-Dias 20 e 21/06/2011: Palestra com o Soldado Paulo Sérgio da Silva (instrutor do PROERD), sobre Prevenção do uso de álcool e outras drogas, na infância e adolescência, para os pais dos alunos das Escolas Municipais de Marialva, no Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes, às 19:30 horas.

  • Serviço de Atenção à Infância e a Juventude (SAIJ)

-Serão realizadas palestras aos alunos de 5ª a 8ª série, no Colégio Saldanha Rocha, totalizando 437 alunos, divididos em diversas turmas, sobre “os malefícios do uso do álcool e outras drogas”.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

Nenhum comentário:

Postar um comentário