terça-feira, 17 de maio de 2011

Sasc de Maringá celebra Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta quarta-feira (18) com atividades para o público. A partir das 8 horas a equipe da secretaria vai fazer um trabalho de divulgação na praça Raposo Tavares.
Segundo o secretário da pasta, Ulisses Maia, a intenção é divulgar amplamente os números de telefones para que a população denuncie casos de abuso e exploração. “Precisamos da ajuda da população, que todos denunciem para que possamos trabalhar com as famílias e sanar os problemas”, explica.

Atualmente a rede de assistência social do município atende 150 casos de crianças e adolescentes entre 2 e 17 anos vítimas de abuso e violência. Desses casos, 54 correspondem a vítimas de crimes sexuais e 96 a outros tipos de violação, como negligência, abandono, agressão física e psicológica.

De acordo com o secretário, o trabalho da Sasc consiste primeiramente em fazer o atendimento psicológico. Dependendo da situação em que a criança ou adolescente se encontra, é necessário retirá-lo do convívio familiar. Atualmente a secretaria mantém 17 menores no Abrigo Municipal. “Fazemos um trabalho de resgate do vínculo familiar, identificando a origem do problema e tratando as famílias”, explica.

A Sasc também está consolidando um trabalho de parceria com as secretarias de Educação e Saúde com o objetivo de ampliar o atendimento. "Os professores, por exemplo, podem nos ajudar a identificar crianças e adolescentes que possam estar sofrendo abuso ou violência, já que convivem com essas crianças todos os dias e conhecem o comportamento de cada uma. E a Saúde pode nos ajudar nos encaminhamentos”, destaca.

A intenção, com todo esse trabalho, é orientar a população quanto a importância de denunciar os casos de abuso e exploração sexual, que muitas vezes envolvem familiares ou amigos próximos. O telefone para denúncia funciona todos os dias das 8 às 23 horas - 0800 643 5115.
Capacitação
Psicólogos, assistentes sociais e autoridades municipais discutiram sobre enfrentamento à violência, abuso e exploração contra crianças e adolescentes em um encontro, nesta terça-feira (17), no Auditório Hélio Moreira.

O VI Encontro de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).

Durante a programação, os participantes assistiram palestras com o tema "O Fenômeno da Violência Contra a Criança e ao Adolescente”, ministrada pela psicóloga Célia Regina Cortellete Pereira da Silva e "A Atuação da Rede Municipal de Atendimento da Criança e do Adolescente Vítimas de Violência", ministrada pela assistente social Sirley Shizuka Oikawa.
Serviço
Informações na Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maringá, com Ivanete e Maria Eloisa, pelos telefones (44) 3221-6421 e 3221-6440 ou pelo e-mail: sasc_apoiotecnico@maringa.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário