segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mostra de Documentários movimenta Maringá na Semana Nacional de Museus

A Secretaria de Cultura de Maringá promove de segunda-feira (16) a domingo (22) de maio, a 1ª Mostra de Filmes e Documentários. As exibições serão sempre às 20 horas, na Sala Joubert de Carvalho (anexa à Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Netto). A entrada é gratuita. O evento integra a programação da 9ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus.
Na abertura do evento, nesta segunda-feira (16), às 20 horas, será exibido o documentário “As lentes de Kenji”, com direção do jornalista Antonio Roberto De Paula. A obra faz uma homenagem a um dos primeiros fotógrafos de Maringá, Kenji Ueta, narrando a saga da família desde o Japão, passando pela viagem no navio Santos Maru, a vinda ao Brasil em 1933, o trabalho nas fazendas paulistas, o início da carreira como fotógrafo e a vida em Maringá.
Na terça-feira (17), outro documentário do mesmo diretor traz informações sobre a política do Município desde sua emancipação até 2005. “Crônica democrática de uma cidade brasileira” mostra um pouco das eleições municipais de 2004 em Maringá, mesclando as linguagens jornalística, publicitária e cinematográfica.
Na quarta (18) será a vez de “A Paixão de Cristo – Maringá”, um trabalho de conclusão de curso em Jornalismo pelo Cesumar, defendido por Brenda Caramaschi, Natuza de Oliveira e Victor Cardoso sob orientação de Elaine Guarnieri. O documentário foi vencedor do 4º Prêmio Fundacim de Jornalismo – categoria reportagem de TV e do Prêmio de Comunicação da CNBB 2010 na categoria Clara de Assis, destinada a produções televisivas. Mostra um pouco da história e dos bastidores desta encenação em Maringá.
Na quinta-feira (19) a Mostra exibe o longa-metragem “23.11.1967: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô”, com direção de Eliton Oliveira. O filme lançado em março deste ano e exibido comercialmente nos cinemas locais aborda, por meio de uma compilação de depoimentos, fotos, manchetes de jornais, documentos e ilustrações, o assassinato do menino Clodimar pela polícia local em 1967, um dos casos policiais mais polêmicos da história maringaense. É recomendado para maiores de 14 anos.
Na sexta-feira (20) será a vez de “Geada Negra”, filme sobre o fenômeno meteorológico de 1975 que destruiu os cafezais de todo o Estado. Até então, o Paraná dependia economicamente da produção de café. O diretor Adriano Justino virá de Curitiba para acompanhar a exibição e conversar com o público presente.
No sábado (21) será exibido “O preço da paz”, um filme biográfico sobre Ildefonso Correa – o Barão do Serro Azul, personagem da história nacional que teve importante atuação nas lutas durante a instauração da República, quando evitou a invasão da cidade de Curitiba. Um filme dirigido por Paulo Morelli e premiado em Gramado com três Kikitos. É recomendado para maiores de 14 anos.
Para finalizar, no domingo (22) será exibido “Jaime: uma história de fé e empreendedorismo”, documentário lançado em 2009 sobre a trajetória de Dom Jaime Luiz Coelho, um dos personagens mais importantes da história de Maringá. Com direção de Everton Barbosa, o documentário traz depoimentos de familiares, colegas, jornalistas e do próprio Dom Jaime.
Com exceção de Paulo Morelli, os diretores dos documentários estarão disponíveis para um bate-papo ao final de cada exibição.

Tags – museu,documentários,exibições


Programação
Local: Sala Joubert de Carvalho
Horário: 20 horas
Entrada gratuita
16/05/2011
As lentes de Kenji
17/05/2011
Crônica democrática de uma cidade brasileira
18/05/2011
A Paixão de Cristo - Maringá
19/05/2011
23.11.1967: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô
20/05/2011
Geada Negra
21/05/2011
O preço da paz
22/05/2011
Jaime: uma história de fé e empreendedorismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário