sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jogos Escolares começam nesta sexta-feira

A fase regional dos 58.º Jogos Escolares do Paraná (Jeps) começa nesta sexta-feira (20/5) com a participação de mais de 50 mil alunos, em duas etapas. A primeira, em 16 Núcleos Regionais de Educação (NRE), incluindo o de Curitiba, vai até quinta-feira (26/5) da próxima semana, e a segunda etapa, em outros 16 núcleos, será de 3 a 9 de junho. Em Curitiba, onde estará a maior concentração de alunos (mais de 4 mil), a abertura solene será às 19h30, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar. Já as disputas têm início na manhã deste sábado (21/5) nas diversas modalidades.
Os outros 15 núcleos da primeira etapa também farão a solenidade de abertura na noite dessa sexta-feira, nas seguintes sedes: Apucarana, Boa Vista da Aparecida/Três Barras do Paraná, Cianorte, Cornélio Procópio, Ampere/Santa Isabel do Oeste, Mariluz, Irati, Carlópolis, Rio Bonito do Iguaçu, Loanda, Cambé, Guaratuba, Paraíso do Norte/São Carlos do Ivaí, Entre Rios do Oeste/Pato Bragado e Wenceslau Braz. Alguns municípios se juntam como sedes de um mesmo núcleo.
O secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, estará na abertura em Paraíso do Norte, no núcleo de Paranavaí. Depois, acompanhará a competição em Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, sábado, e em Rio Bonito do Iguaçu e Irati, no domingo. “Nossas equipes técnicas já estão trabalhando em todas as sedes e informam que a competição deverá transcorrer normalmente, até a indicação de todos os classificados na quinta-feira”, acompanha Evandro.
Na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná são disputadas apenas as modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia) e mais as individuais de atletismo, tênis de mesa e xadrez, no ensino regular. Para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) só duas modalidades entram na fase regional: atletismo e futsal. Os classificados no atletismo e vôlei de praia vão direto para a fase final, no Núcleo de Educação de Ponta Grossa (atletismo será em Curitiba), de 2 a 10 de julho. Os demais ainda vão passar por uma nova seleção, na fase macrorregional, de 16 a 21 de junho, em oito sedes.
Também direto para a final, sem participar da regional e macro, entram os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, no ensino regular. Já os alunos especiais que entram direto na final são das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final terão classificação automática nas fases anteriores, menos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia.
Da fase regional para a macrorregional classificam-se apenas os campeões das modalidades coletivas por classes (12 a 14 anos e de 15 a 17 anos) e sexos (feminino e masculino), bem como do atletismo por provas. Já no tênis de mesa e xadrez passam os dois primeiros por categoria. Da macro para a final passam os campeões e vice-campeões, somando-se 16 equipes por sede e modalidade, considerando-se as classes e sexos.
Os vencedores da fase final dos Jogos Escolares representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa, Paraíba, de 9 a 18 de setembro, para os alunos de 12 a 14 anos, e em Londrina, de 2 a 11 de dezembro, para os alunos de 15 a 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário