quarta-feira, 27 de abril de 2011

Saúde participa de Dia de Mobilização da Vacina contra Gripe EM MARINGÁ

Maringá participa neste sábado, 30 de abril, do Dia de Mobilização Nacional da Vacina contra a Gripe, com todas as Unidades Básicas de Saúde e a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde atendendo das 8 às 17 horas. Os pais com filhos entre seis meses e dois anos, idosos e gestantes, especialmente os que não tem tempo ou condições de tomar a vacina durante os dias de semana, devem aproveitar o plantão deste sábado.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou na segunda-feira, e segue até o dia 13 de maio, também em todas as UBS e na Sala de Vacina da Secretaria. Além de idosos acima de 60 anos e indígenas, este ano a vacina está disponível também para as gestantes e crianças menores de dois anos.
O público beneficiado com a vacina, de acordo com o Ministério da Saúde, é o mais vulnerável às doenças e complicações provocadas pela gripe. A vacina aplicada nas campanhas anuais protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul ano anterior. As crianças menores de dois anos serão vacinadas em duas etapas, a segunda dose aplicada 30 dias após a primeira.
Paralela à vacinação, o Ministério e as secretarias estaduais e municipais de Saúde, junto com órgãos e empresas privadas, reforçam as campanhas de prevenção a serem adotadas pelo público em geral. Além de lavar as mãos com frequência, é recomendado evitar tocar olhos, boca e nariz após contato com superfícies ou pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e manter os ambientes coletivos arejados mesmo nos dias mais frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário