sexta-feira, 29 de abril de 2011

Programação do aniversário de Maringá prevê ações beneficentes, desfile e apresentação dos Fuzileiros Navais

A Prefeitura vai comemorar o aniversário de 64 anos da cidade com uma programação preparada especialmente para a comunidade. Entre as atividades já confirmadas estão ações beneficentes desenvolvidas pelo Provopar durante a 39ª Expoingá, a promoção do tradicional desfile cívico militar e a apresentação da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais.
O aniversário de Maringá será comemorado no dia 9, conforme a lei nº 8.045/2008, que determina a antecipação para a segunda segunda-feira do mês de maio, quando o dia 10 não cair no domingo.


O Provopar vai promover um almoço beneficente durante a Expoingá, no Restaurante do Chico, no Parque de Exposições. O convite está sendo vendido a R$ 25,00 por pessoa e pode ser reservado pelo telefone (44) 3221-1508. O almoço terá no cardápio Carneiro à Brasileira e vai beneficiar a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC).


Para comemorar os 64 anos de Maringá, na segunda-feira, 9 de maio, o ingresso para a Expoingá será um quilo de alimento não perecível. A abertura dos portões do parque de Exposições no dia do aniversário de Maringá já é tradição, resultado da parceria entre Provopar, Prefeitura de Maringá e Sociedade Rural de Maringá (SRM).


Aqueles que quiserem passear pela feira sem ter acesso à arena de shows, podem entregar um quilo de alimento nas entradas do parque de Exposições a partir das 10 horas. Os alimentos doados serão repassados para entidades assistenciais da cidade.


No mesmo dia, o público vai contar com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça sobrevoando sobre o parque. Na arena coberta todos estão convidados a conferir o show com André Valadão às 17 horas e com a dupla Gian & Giovani às 21h30. A entrada para os dois shows é gratuita, basta retirar o convite nos pontos de venda de ingressos da SRM.


O desfile em comemoração ao aniversário de Maringá também será na noite do dia 9 de maio, na Avenida Horácio Racanello. A programação terá início às 18h30, com a execução dos hinos Nacional e à Maringá. Autoridades municipais, pioneiros e a comunidade em geral devem participar das comemorações, que todos os anos reúne milhares de pessoas.


O desfile será organizado em duas partes: ala militar e ala temática. A primeira vai contar com a participação de entidades e convidadas. A segunda, com o tema “Ópera do Concreto”, vai mostrar as obras de Oscar Niemeyer, escolhido por representar o conceito de arquitetura arte. Entre as obras que inspiraram as alas e carros alegóricos estão o Complexo da Pampulha, a Catedral de Brasília, o Museu De Arte de Curitiba e o Sambódromo do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu o Arquiteto.


No dia 10, às 20 horas, na praça da Catedral, a comunidade poderá assistir gratuitamente a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Com raízes na Brigada Real da Marinha, a banda atualmente é composta por dois maestros e 110 músicos.


Reconhecida internacionalmente, a banda se destaca na execução das gaitas de fole escocesas, pelo colorido dos uniformes e pelo entusiasmo, profissionalismo e qualidade dos músicos.


A Banda Sinfônica possui um vasto repertório, constituído de marchas e canções militares, hinos, músicas populares e eruditas. É composta por 2 Oficiais regentes, 85 músicos instrumentistas e 25 músicos pertencentes ao Coro do Corpo de Fuzileiros Navais, nas graduações de Suboficiais e Sargentos, com formação e aperfeiçoamento na Escola de Música do Corpo de Fuzileiros Navais. A a Marinha Brasileira a única força armada que possui uma Escola de Formação de Sargentos Músicos, integrada na estrutura do Corpo de Fuzileiros Navais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário