sexta-feira, 18 de março de 2011

Saúde promove atividades pelo Dia Mundial de combate à Tuberculose em maringá

A Secretaria de Saúde promove entre os dias 21 e 25 de março uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose - 24 de março. Nas Unidades Básicas de Saúde os funcionários vão usar o Colete Azul - “Hoje é um Dia Especial”, as recepções das UBS terão um espaço para abordagem da doença para os usuários e as unidades vão ainda distribuir folhetos e fixar cartazes sobre a tuberculose.
Durante a semana as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) vão ampliar a busca de sintomáticos respiratórios; serão promovidas abordagens sobre a Tuberculose pelas equipes do PSF; NASF e Núcleo de Vigilância em Saúde, em todos os grupos focais (Hiperdia, Gestante, 3º Idade, escolas e outros).
No Hospital Municipal, será feita abordagem sobre a Tuberculose na sala de espera dos pronto atendimentos adulto e pediátrico para os usuários e funcionários; e divulgação sobre a doença nas unidades de internação para os pacientes e funcionários.
A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um microoganismo denominado Mycobacterium tuberculosis, também chamado de bacilo de Koch (BK), que se propaga através do ar por meio de gotículas,contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar ou falar.
Quando estas gotículas são inaladas por pessoas sadias, provocam a infecção tuberculosa e o risco de desenvolver a doença. Todo indivíduo que apresentar tosse há mais de três semanas e expectoração (sintomático respiratório) deve ser considerado suspeito da doença e deve procurar qualquer Unidade Básica de Saúde para consulta médica para confirmação ou descarte do diagnóstico.
Ainda podem ocorrer outros sintomas como: falta de ar, dor no peito, tosse com sangue, suor, febre, dor de cabeça, falta de apetite, apatia e sensação de cansaço, entre outros. Também todos os contatos de indivíduos que convivem ou conviveram com doentes de Tuberculose bacilífera devem ser examinados.
O diagnóstico é confirmado por raio X de tórax e baciloscopia de escarro. O tratamento dura 6 meses e a medicação é gratuita, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. A tuberculose é uma doença curável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário