segunda-feira, 14 de março de 2011

cesumar com treinamento gratuito em parceria com o governo federal

PlanSeQ-TI abre oportunidades de inserção no mercado de TI
Cursos gratuitos no Paraná são boa opção com 1.110 vagas para qualificação

O desafio de combater a escassez de profissionais em TI é o foco de um dos principais projetos de qualificação do ministério do Trabalho. Desde o ano passado o Paraná participa do PlanSeQ-TI (Plano Setorial de Qualificação em Tecnologia da Informação), visando preencher as oportunidades de trabalho nas carreiras existentes no setor (programadores, operadores de sistemas, técnicos de suporte, assistentes de sistemas comerciais, etc.).  Em Maringá cerca de 25% do total de vagas já foi preenchida e iniciou seus treinamentos. Curitiba acaba de iniciar a primeira turma e Londrina irá formar o primeiro grupo na próxima semana. Novos processos seletivos já estão programados.

A previsão é de que até o final de 2011 sejam qualificados 1.110 trabalhadores em todo o Estado do Paraná, sendo que 400 vagas estão reservadas para Maringá (são outras 600 vagas para Curitiba e 110 para Londrina). A alta empregabilidade é um dos fatores atrativos.

Todo o treinamento é gratuito e o Cesumar (Centro Universitário de Maringá) é a instituição parceira do governo federal responsável pela realização no Paraná. O treinamento totaliza 250 horas/aula, com um conteúdo de aulas teóricas e práticas ligadas às carreiras de TI. Entre as áreas dos cursos ofertados estão Sistemas de Varejo, Sistemas de Gestão de Transporte, Sistemas de Gestão Industrial, programação em Dot Net, Java e Delphi.

De acordo com Freud Oliveira, diretor executivo do Cesumar Empresarial e coordenador do PlanSeQ-TI, as empresas do setor de TI também são parceiras. Ìontamos com a participação e a sensibilização das empresas desde a fase de formação das turmas, seja apoiando alguma das turmas ou divulgando o projeto%D, disse.  

Seleção de participantes
Para participar do pro grama é necessário possuir mais de 16 anos, não estar trabalhando com carteira assinada e possuir pelo menos nível médio incompleto de escolaridade. As inscrições podem ser feitas pelo site www.qualificaparana.com.br, que também contém seção de %Cperguntas frequentes%D, para esclarecimento das dúvidas mais comuns. O treinamento do PlanSeQ-TI é gratuito e os selecionados recebem auxílio-transporte. Aqueles que concluírem os cursos receberão certificados, material de apoio e terão agendadas entrevistas com empresas contratantes.

CESUMAR - Centro Universitário de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário