segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

1º Encontro da Agricultura Familiar em Iretama será neste sábado, dia 5

Produtores rurais e agroindustriais do Paraná estão convidados a participar, gratuitamente, do 1º Encontro da Agricultura Familiar em Iretama, no noroeste do Estado. Com o objetivo de debater oportunidades de negócios, o evento será realizado no próximo sábado, dia 5, das 9 às 13 horas, na Casa da Cultura, que fica na Rua Ceris, saída para Roncador.

Promovido pela Cooperativa da Agroindústria Familiar do Vale do Rio Cantu (COAVRCAN) e Prefeitura de Iretama, o encontro também conta com o apoio do Sebrae/PR e demais parceiros do projeto agroindustrial.

Entre as atividades previstas, estão três palestras. A primeira começa às 9 horas, com o tema “A Agricultura Familiar: Merenda Escolar”, e será ministrada pela secretária de Educação de Iretama, Ângela Giroldo Nunes. Já às 9h30, está prevista a palestra “A Agricultura Familiar e Oportunidades nas Compras Governamentais”, como o palestrante e gerente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Ponta Grossa, Luiz Carlos Vissoci.

Para finalizar, o professor do Instituto de Cultura e Desenvolvimento do Paraná (ICD-PR) e da Rede de Turismo Regional (RETUR), Jacó Gimennes, abordará o tema “Oportunidades da Agricultura Familiar no Turismo Rural”, a partir das 11 horas.

A iniciativa almeja reunir produtores do Paraná, principalmente do noroeste, para, desde o início do ano, reforçar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na região nos últimos anos, tanto na agricultura quanto na agroindústria. “Com o encontro, pretendemos sensibilizar os produtores para as novas oportunidades da agricultura familiar, nas áreas do turismo rural, compras governamentais e merenda escolar”, completa o consultor do Sebrae/PR em Campo Mourão, Carlos Alberto Facco.

Além das palestras, o secretário da Agricultura de Iretama, Wilson Carlos de Assis, informa que haverá um almoço rural, durante o qual será lançada a “Comida da Roça”, prato típico de Iretama. Na ocasião, o professor Jacó Gimennes, em nome da RETUR, também entregará ao município, por meio do prefeito de Iretama, José Quesada Piazzalinga, o título de “Polo da Agricultura Familiar do Paraná”.

Paralelamente ao evento, também será realizada a Feira da Agroindústria Familiar, das 10 às 22 horas, no Parque de Exposições de Iretama, que fica na entrada da cidade. “A feira será aberta ao público e todos os produtores legalizados, que sigam as normas de embalagens, poderão expor e vender seus produtos”, explica Wilson Carlos de Assis.

O secretário informa ainda que domingo, dia 6, haverá a feira livre no Parque de Exposições. Os  produtores não legalizados também poderão participar.

Inscrição
Produtores interessados em participar das palestras devem confirmar presença, gratuitamente, na secretaria de Agricultura de Iretama pelo telefone (44) 3573-1536. Além dos produtores do próprio município, os organizadores do 1º Encontro da Agricultura Familiar em Iretama esperam caravanas de Cascavel, Pitanga e Formosa do Oeste. A Prefeitura fica na Rua Oscar Gauer Khunn, nº 174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário