sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nardi destaca importância do Congresso do Cosems do Paraná para o fortalecimento do SUS no Estado

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e secretário Municipal de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, participou na quarta-feira (10) da abertura do 26º Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde, que acontece em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
Na ocasião, Nardi destacou a importância do Congresso para o fortalecimento da política de saúde no Estado do Paraná, em especial do SUS, e o trabalho desenvolvido pelos gestores municipais de saúde neste processo. “Hoje estamos aqui com cerca de 700 participantes entre gestores e profissionais de saúde, isso demonstra a preocupação, e principalmente, a importância que o Sistema Único de Saúde no nosso Estado. Claro que não podemos nos esquecer dos desafios que enfrentamos no dia a dia, como a fixação de profissionais, o financiamento, a implantação da atenção básica como ordenadora da rede, a integração da atenção básica e a vigilância em saúde, a gestão do trabalho e educação permanente, gestão estratégica e ParticipaSUS como ferramenta de gestão, o direito sanitário e a judicialização da saúde”, defendeu Nardi.

Avanços e desafios
Para o presidente do Conasems, o Congresso demonstra que existem pontos convergentes sobre os avanços, e principalmente, os desafios que a saúde pública do Paraná enfrenta e vai enfrentar no próximo governo.
Nardi também se lembrou da importância de hoje ter como prefeito da capital do Estado um ex-secretário Municipal de Saúde. “Luciano Ducci é médico de carreira da Secretaria Municipal da Saúde e titular da pasta por duas vezes, e sempre esteve conosco, na luta por um Sistema Único de qualidade, universal, integral e equânime”.
O prefeito de Curitiba destacou a regulamentação da EC 29, Emenda Constitucional que fixa percentuais mínimos de investimentos públicos e delimita as ações e serviços que podem ser financiados com esses recursos. “Os secretários municipais de saúde brasileiros precisam se manter unidos e pressionar a Câmara dos Deputados pela regulamentação da PEC 29”, disse Luciano Ducci.
O 26.º Congresso Estadual de Secretarias Municipais da Saúde é uma promoção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. O evento termina nesta sexta-feira (12), com a aprovação da Carta de Curitiba documento contendo as expectativas e os compromissos do Paraná para a área da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário