terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fisioterapeuta apresenta no Cesumar método inovador de recuperação neurológica

Na manhã de hoje, os alunos do curso de Fisioterapia do Cesumar assistiram a uma
palestra proferida pela fisioterapeuta Rose Lampert, que apresentou o método Therasuit, em que crianças com paralisia cerebral fazem tratamentos intensos e repetitivos com roupas e elásticos que ligam tronco, cintura, joelhos e pés e obrigam o corpo a fazer esforço, mesmo parado.
Rose é mestre em reabilitação com experiência em neuropediatria, brasileira com residência nos Estados Unidos há 18 anos. Segundo ela, o método faz um remapeamento do sistema nervoso central em que o cérebro aprende a fazer os movimentos. “Não existe nada mais eficiente para ganho de controle motor e
força do que este método”, destaca a fisioterapeuta que trabalha há quatro anos com o Therasuit em sua clínica particular.
A fisioterapeuta esclareceu que o tratamento com o traje é indicado para crianças com idade superior ou igual a dois anos e meio, deve ser sistemático, com três horas diárias, cinco dias por semana e no mínimo três semanas de duração, até que seja atingido o objetivo funcional do tratamento. “O tempo é
curto quando comparado a outras formas de reabilitação”, acrescentou.
Rose explicou ainda que os resultados do método aparecem quando a criança está em casa e começa a sentar, engatinhar e a evoluir os movimentos do andar.
“Estimulamos a criança, ela entende o movimento e depois o cérebro vai fazendo as conexões nervosas para os movimentos acontecerem”, disse.



A coordenadora do curso de Fisioterapia do Cesumar, Sônia Bertolini, agradeceu a

presença da fisioterapeuta Rose e enfatizou da importância dos alunos conhecerem

esse método inovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário