quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Entidades promovem Chá das Vovós no encerramento da XV Semana Maringaense da Amamentação

Para marcar o encerramento da XV Semana Maringaense da Amamentação, a Pastoral da Criança em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa e o Sistema de Apoio à Saúde São Rafael, integrantes do Comitê Maringaense da Amamentação, promovem nesta sexta-feira, dia 6 de agosto, o 3º Encontro com as Vovós, no salão paroquial da Paróquia Santo Antonio de Pádua, na Vila Santo Antonio.
O objetivo do encontro é incentivar as gestantes sobre os benefícios da amamentação exclusiva até os seis meses de idade. Após um ano de idade, as mães que amamentam seus bebês no mínimo duas vezes ao dia, conseguem garantir pelo menos 40% das necessidades nutricionais diárias. Além dos benefícios para as crianças, as mães continuam garantindo uma ótima produção de anticorpos para defesa das crianças contra doenças.

As mães que amamentam seus filhos reduzem o sangramento pós-parto e a possibilidade de desenvolver anemia. O desmame precoce pode acarretar prejuízos tanto para os bebês quanto para as mães. A doença mais comum nas crianças é a diarréia, que pode levar a criança à desnutrição e pré-disposição a outras doenças, podendo até levar a morte.

Diariamente, milhares de voluntárias da Pastoral da Criança orientam as mães e gestantes sobre a importância da amamentação materna exclusiva até os seis meses de idade como forma segura, saudável e sustentável para o bebê.

A Prefeitura Municipal de Maringá, através da Secretaria Municipal de Saúde informa que a programação da Semana de Aleitamento prossegue entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, com o treinamento sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras - NBCAL. O treinamento será no Auditório da Secretaria de Saúde, para membros do Comitê de Aleitamento Materno e agentes da Vigilância Sanitária.

Mais informações: (44) 3218 3162 – Comitê de Aleitamento Materno de Maringá – e-mail: coamar@maringa.pr.gov.br ou (44) 3227 9912 Leilane Rodrigues Garnica Wesselovicz (Leila) Coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocesana de Maringá.

Noel Bezerra Guimarães – Pastoral da Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário