quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ministério implanta sistema para empregadores rescindir contratos de trabalho pela internet

O Ministério do Trabalho pretende estender a todo o país e tornar obrigatório, a partir do próximo ano, o uso de um sistema que permite aos empregadores rescindir contratos de trabalho pela internet. Chama-se homolognet e, por enquanto, está disponível às empresas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Tocantins e Paraíba.
Para o trabalhador, segundo o ministro Carlos Lupi, o sistema oferece a vantagem de encurtar o tempo entre a demissão e a concessão do seguro-desemprego e, assim, reduzir de 20 para cinco dias, em média, a liberação do benefício.
 Outras vantagens proporcionadas pelo homolognet são as de garantir cálculos corretos dos valores que o trabalhador tem a receber, reduzir a ocorrência de fraudes e favorecer as empresas menores que têm dificuldade para fazer as rescisões.
Para fazer uma rescisão contratual, o empregador tem que acessar o ícone homolognet, à direita da página do ministério na internet, e inserir dados como os números do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
(CNPJ) da empresa e do Cadastro de Pessoa Física
(CPF) do responsável pela empresa, além dos dados do empregado.
O sistema cruza as informações e calcula os valores da rescisão.
Fonte: Brasilia Confidencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário