quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais em Mandaguari vacinas para a população

A Organização Mundial de Saúde (OMS) oficializou o dia 28 de Julho como sendo o Dia mundial de Combate as Hepatites Virais. A Hepatite é uma doença viral grave que causa inflamação do fígado, na maioria dos casos silenciosa. As hepatites mais comuns são A, B e C. Diante disso, em Mandaguari toda a Atenção Básica estará com programação diferenciada para atender o público na semana do dia 26 a 30 de Julho de 2010.
“No caso da Hepatite A, pode ser adquirida pelo contato direto com uma pessoa contaminada ou através de alimentos mal lavados, mal cozidos e pela água contaminada com o vírus. As Hepatites B e C, são transmitidas principalmente pelo sangue contaminado, pelo ato sexual sem o uso de preservativo, compartilhamento de seringas e agulhas, colocação de piercing, tatuagens, manicure/pedicure, acupuntura e procedimentos médicos odontológicos com materiais não esterilizados”, explica o responsável pelo setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Gonçalves da Silva.

Os principais sintomas provocados pela hepatite são fraqueza, vômitos, dor abdominal, Icterícia (amarelão), urina escura e fezes esbranquiçadas, ao perceber algum desses sintomas procure o serviço de saúde imediatamente, salientamos também que em alguns casos o indivíduo não apresenta nenhum sintoma, podendo lentamente evoluir para cirrose e câncer hepático.

De acordo com a secretária de Saúde, Márcia Pontes Peres, “encontra-se na Atenção Básica do Município de Mandaguari a vacina contra a Hepatite B para todas as crianças desde o nascimento até os 19 anos de idade, a partir dos 20 anos de idade em alguns casos especiais”. Basta ir até uma das Unidades de Saúde, para mais informações e atualização da carteira de Vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário