terça-feira, 27 de julho de 2010

Dados do Censo 2010 para o cálculo do FPM serão divulgados em novembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a coleta de informações do Censo 2010 dia 1º de agosto. Até dia 27 de novembro, os primeiros dados da contagem populacional serão apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para definição das fatias de destino dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios.
De acordo com o IBGE, serão visitados 58 milhões de domicílios com objetivo de levantar informações das características dos domicílios e das relações de parentesco. Também informações sobre fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião. Os dados servirão de base para o planejamento público e privado para os próximos 10 anos.

Uma das novidades do Censo este ano, conforme o IBGE é o sistema totalmente informatizado e possibilidade de ser respondido pela Internet. O trabalho dos recenseadores pode se estender pelo turno da noite e finais de semana, de acordo com a peculiaridade de regiões e domicílios a serem visitados.

Recenseador - Para identificar a equipe que trabalhará neste censo, o Instituto explica que além do uniforme – colete e boné do Censo 2010 –, do aparelho de coleta de dados (PDA) e do documento de identidade, um número de telefone gratuito estará disponível a população para conferir se a pessoa é mesmo o recenseador do IBGE. O número é o 0800-7218181.

De acordo com a Lei 5564/1968, a não prestação de informações nos prazos fixados “gera multa de até 10 vezes o maior salário mínimo vigente no país”. O pagamento da multa não exonera o infrator da obrigação de prestar as informações e fica dispensado do pagamento da multa o infrator primário que prestar as informações no prazo fixado no auto de infração.

Com informações do IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário