quarta-feira, 23 de junho de 2010

Aluno precisará do ENEM para obter FIES a partir de 2011

Os estudantes que forem ingressar na faculdade em 2011 e quiserem fazer o FIES precisão ter prestado o ENEM este ano. A normativa foi publicada pelo MEC em abril junto com as novas regras do Financiamento Estudantil. Isso significa que mesmo os estudantes que forem prestar vestibular nesta metade do ano para ingressar em 2011 precisam ter o Exame Nacional do Ensino Médio, caso pretendam financiar o estudo superior.
As inscrições para o ENEM 2010 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 9 de julho.
O responsável pelo setor de análise de financiamento no Cesumar, Elias Mendes, chama a atenção dos vestibulandos e futuros universitários para que se inscrevam no Exame, ainda que não saibam no momento se vão precisar do financiamento estudantil.
O FIES é hoje um crédito bastante acessível e tem garantido o acesso de muitos jovens à universidade. A partir deste ano, reformas feitas pelo Governo Federal tornaram as regras do programa mais simples e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano e financiar de 50% a 100% do valor do curso.
O prazo de carência e também de pagamento foram aumentados.
Após conclusão da faculdade, o aluno tem 18 meses de carência para se estabilizar profissionalmente e então começar a pagar o financiamento. O saldo devedor pode ser pago em até três vezes o período do curso e ainda com um acréscimo de doze meses. Durante o período de faculdade e o prazo de carência, devem ser pagos juros e encargos de financiamento no valor de R$ 50 a cada três meses.
A reforma facilitou ainda a busca de fiadores. O estudante poderá ter um ou dois fiadores com renda equivalente a duas vezes o valor da mensalidade ou ainda optar pela modalidade da Fiança Solidária, que consiste em um grupo de três a cinco candidatos ao FIES da mesma instituição de ensino, que podem ser fiadores entre si.
As inscrições para o ENEM devem ser feitas exclusivamente pela internet (www.mec.gov.br) e a taxa é de R$ 35. Aluno de escola pública pode ser isento da taxa se assinar declaração de carência. O ENEM será realizado nos dias 6 e 7 de novembro.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR

23/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário