terça-feira, 11 de maio de 2010

Secretaria de Saúde de Maringá oferece exames gratuitos em estande na Expoingá

A Secretaria de Saúde está com um estande na Expoingá realizando exames e prestando orientações com a coordenação municipal de DST/AIDS. O estande, que está funcionando desde quinta-feira (6), das 15 às 21 horas, foi inaugurado oficialmente na segunda-feira (10), com a presença de autoridades. Em 5 dias de atendimento, já foram realizados mais de 100 exames gratuitos em peões, barraqueiros e visitantes.
No dia da inauguração, o prefeito Silvio Barros e a presidente do Provopar de Maringá, Bernadete Barros, fizeram o exame de HIV. “Estamos aqui para dar exemplo e mostrar para a população o quanto é importante fazer exames para que o diagnóstico seja feito e o tratamento iniciado o quanto antes. Ficamos felizes em ver que muitas pessoas saem daqui felizes, com resultados negativos”, afirmou o prefeito.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, participou das atividades junto à equipe da secretaria. A presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, e o médico e diretor da SRM, Daoud Nasser, estiveram na inauguração.

A coordenadora nacional do programa DST/AIDS do Ministério da Saúde, Mariângela Galvão, acompanhou os procedimentos e elogiou a iniciativa de Maringá de oferecer exames gratuitos durante a feira agropecuária.

“Nossa proposta é atender a maioria da população que, muitas vezes, não procura os postos de saúde para realizar os exames. Com ações assim, o serviço se aproxima da comunidade. Esperamos que outros municípios também promovam ações como esta em eventos que atraem grande público. O secretário de Saúde de Maringá, como presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, o Conasems, está dando um exemplo que deve ser seguido”, ressaltou a coordenadora.

Nardi se comprometeu em passar essa experiência para outros municípios durante a reunião dos conselhos. “Nas nossas reuniões buscamos sempre passar as experiências bem sucedidas para que mais municípios participem de ações em benefício à comunidade. Em poucos dias, nossa avaliação quanto ao atendimento no estande já é positiva. Esperamos que mais pessoas venham para fazer os exames”, destaca o secretário de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário